PINHAO LIBERADO

Liberada a colheita do pinhão no Paraná e Santa Catarina

Um dos alimentos mais tradicionais da região Sul do País está liberado para colheita, venda, transporte e armazenamento, desde o última segunda (1º)

No Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT) reforça que apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação podem ser comercializados.

A multa em caso de desobediência é de R$ 350 por quilo apreendido, além da responsabilização por crime ambiental. As normas e instruções de comercialização do pinhão são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e pretendem conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária.

“O objetivo é permitir a plena maturação das pinhas e proteger a reprodução da araucária, que é considerada uma espécie em extinção no Estado. Além disso, é preciso garantir a alimentação da fauna que vive nos remanescentes da floresta com araucária”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental no IAT, Ivo Czelusniak Good”

As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo humano. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. A safra começa em abril e normalmente se estende até junho.




Veja Também:

RESUMO…

A colheita do pinhão está liberada no Paraná a partir desta Segunda feira (1º). A recomendação do Instituto Água e Terra (IAT) é que a semente seja colhida de pinhas que já caíram, que é um sinal de maturação e também evita acidentes de quedas em árvores.

O objetivo da data para início do comércio e da colheita é proteger a reprodução da araucária, que é a árvore símbolo do Paraná e está em extinção, além de conciliar a geração de renda.

Ainda conforme o Instituto, mesmo sendo colhido na data permitida, é proibido o consumo e venda do pinhão verde. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade.

Desta forma, o alimento pode se tornar inclusive tóxico para o ser humano e prejudicar a saúde com problemas como má digestão e náuseas.

E PIZZA DE PINHÃO ❤️

Veja como fazer essa deliciosa Sopa de Pinhão  Novo!!!😍😍