Maceração de Perfumes

MACERAÇÃO O QUE É

Em perfumaria macerar quer dizer impregnar, apurar, intensificar a fragrância.

Da mesma maneira que os bons vinhos, o bom uísque ou uma boa cachaça necessitam obrigatoriamente ficar curtindo (macerando), também os melhores perfumes passam por tal processo.

Para entender melhor o que isso significa, temos a seguinte explicação:
as essências são compostas com muitos elementos naturais, que são extraídos de flores, folhas, caules, frutos, sementes, madeiras, etc.

Esses elementos deixam micropartículas suspensas na solução. Dessas partículas, que nada mais são do que fragmentos aromáticos, desprendem-se notas importantes que compõem a fragrância. Portanto, durante um certo período, que vai muito além da data em que a essência foi produzida, a dispersão aromática continua a acontecer. Assim, é óbvio que o fluído, em maceração, se intensifica muito mais do que se fosse filtrado logo após a fabricação.

Como o processo é caro, pois tempo é dinheiro, muitas empresas não se dão a esse trabalho, daí a baixa qualidade de seus perfumes.
Mesmo em perfumes com notas sintéticas, a maceração é importante, para eliminar o odor do álcool, que com o tempo vai se dissipando, deixando transparecer quase que apenas a essência.
Como Fazer Maceração Veja Aqui


Formulas de Perfumes


Vejas outros Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*