Receita de Cervejas como Produzir cerveja

Aprenda a fazer a melhor Cerveja de petropolis todos os tempo, tipo heineken, budweiser pois aqui nós não só te damos a receita, lhe passamos logo a Formula.

Como Fazer Cervejas? 2a Parte

 O cálculo da quantidade de lúpulo a ser adicionada não iremos comentar neste momento. Isto será assunto posterior. 

Deveremos acrescentar o lúpulo. A quantidade deverá ser de aproximadamente 40 gramas de Lúpulo. (Com o tempo o cervejeiro define o que fica melhor. Se acrescenta mais ou menos lúpulo). Ferva por 1 hora.

Agora outra tarefa é resfriar este mosto. Resfrie até aproximadamente 25C. transfira também o mosto lupulado para o fermentador observando-se que o lúpulo não poderá acompanhar o mosto. Ele ficará no fundo do caldeirão após uns 15 minutos de decantação. Não mexa no mosto neste momento. Veja que o líquido não tem mais oxigênio. Você terá então que oxigenar esta mistura. Agora é a hora do areador de mosto trabalhar. Ligue o areador com o devido filtro de bactérias. A ponta do Areador deverá estar submerso no mosto. Isto irá formar uma espuma que é sinal que está introduzindo ar ao mosto. Após arear o mosto deveremos introduzir o fermento.

Tire o fermento da embalagem e o adicione em um copo com água a 30°C mais ou menos. Coloque um pouco de açúcar para ver o fermento trabalhar. Lembre-se esta água não pode ter cloro. Após alguns minutos você verá que formará uma espuma no nível superior no copo o que sinaliza que o fermento já está “acordado” e poderá ser introduzido no mosto. Bem, agora depois de colocar o fermento no mosto você deverá tampar o fermentador colocar a válvula Airlock com a devida rolha. Todo o material deverá estar limpo e desinfetado.

Este mosto deverá ficar fermentando por cerca de 3 dias a uma temperatura entre 18°C e 25°C. Veja que haverá o processo de decantação e então as partes sólidas do mosto ficarão na parte da baixo do balde. Após estes 3 dias você deverá transferir o líquido para o Maturador (outro balde) e esta cerveja deverá ficar lá por mais 10 dias a uma temperatura de entre 0C° e 10°C. Se você trabalhar com fermentador cônico faça então a remoção do fermento. Haverá novamente decantação e então após estes últimos 10 dias você deverá proceder o engarrafamento.

Antes de engarrafar transfira a cerveja para um caldeirão desinfetado e acrescente açúcar para fazer o primming. Um garrafa após outra deixando um espaço de mais ou menos 5cm para que a garrafa não estoure. Deixe as garrafas descansando por mais alguns dias em temperatura ambiente e então sua cerveja estará pronta para consumo. Veja que até o momento você fez chopp. Se quiser pasteurizar é só colocar as garrafas submersas numa água com 60°C por 15 minutos e estará pasteurizada. Se não for o caso é apenas colocar na geladeira, deixar esfriar e saborear.

Não sei exatamente se vai ficar de acordo com seu paladar. Mas se não ficar faça uma nova receita alterando um pouco o método. Coloque menos Lúpulo, mude a variedade dele, deixe cozinhar numa temperatura diferente da que te mostramos, etc.

Parte 1

Aprenda a fazer produtos para sua Casa
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*