Como fazer Cerveja Caseira Receitas Gratis

Aprenda a fazer a melhor Cerveja de todos os tempo, tipo heineken, budweiser pois aqui nós não só lhe damos a receita, lhe passamos logo a Formula.

 

Como Fazer Cervejas? 1a Parte

O com este processo a seguir é possivel você fazer qualquer cerveja, desde que tenha os inigredientes necessários, o metodo ultilizado é usado até hoje por muitas cervejarias do mundo inteiro

Para esta receita de 20 litros aproximadamente de cerveja Pale Ale utilizaremos:


– 5kg de Malte Pilsen
– 500gr de malte Weyermann® Carared®
– Fermento Lallemand Windsor
– Lúpulo Hallertau Tradition para aroma
– Lúpulo Hallertau Magnum para amargor
– 40 litros de água de boa qualidade, filtrada e livre de Cloro.

Modo de Preparo


Primeiro passo é colocar no caldeirão cerca de 20 litros de água para aquecimento. Aquecemos até 65°C. No outro também colocamos 20 litros de água e aquecemos até chegar a estes 65°C. Trituramos os maltes. É ideal não triturar muito pois poderemos ter dificuldades na filtragem. Mas também não podemos triturar pouco, temos que quando colocar um pouco nas mãos observar as cascas amassadas ou trituradas, o que não pode é ter nenhum grão inteiro.
Colocamos este malte moído no caldeirão com a água aquecida. Nesta etapa estaremos trabalhando da seguinte forma:
– 65°C por 90 minutos
Com o fogo aceso controle a temperatura para que fique dentro da temperatura desejada (65°C). Obs.: a água que restou no outro caldeirão deverá seguir a temperatura também. Passados 90 minutos levante a temperatura até 78C e deixe por mais 5 minutos.

Após estes 5 minutos transfira todo o conteúdo do caldeirão onde cozinhamos o malte para o terceiro caldeirão, a tina de clarificação. Esta operação pode ser feita através de uma vasilha. Se quiser fazer através da válvula extratora do caldeirão, mas você terá que mexer o tempo todo pois o mesmo pode entupir.

Quando todo conteúdo estiver na tina de clarificação ligue a bomba e começe a recircular o mosto. Antes de ligar feche a válvula superior e quando a bomba já estiver ligada abra-a lentamente para regular a velocidade e fazer uma boa clarificação.

Após uns 10 minutos o mosto já estará clarificado, então transfira o mesmo para o caldeirão que foi utilizado no início, já lavado é lógico.

Esta operação deve ser feita até que o mosto seja transferido para o caldeirão da sequencia, então coloque um pouco da água que está aquecida aguardando, lembra? Complete até ficar um pouco acima do malte. Se for preciso ligue novamente a bomba para clarificar mais, mas se não somente transfira a água de caldeirão.

Veja que a água entra na tina e sai pelo fundo fazendo com isto uma lavagem no bagaço. Isto faz com você aproveite sobremaneira o açúcar do malte.
Bem, feito isto é hora de ferves o mosto clarificado. Neste momento iremos fazer com que este mosto ferva. Daí então iremos acrescentar o Lúpulo.

Parte 2 >>>

Aprenda a fazer produtos para sua Casa
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*